quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hábitos alimentares dos africanos

A herança alimentar dos africanos: são as comidas misturadas na mesma panela. Saiu-se do hábito de assar, para o cozinhar os ingredientes. O arroz com alguma coisa junto, o amendoim com outra coisa. O “cozido” junto nas panelas vem da culinária escrava africana. Esta culinária, pela criatividade das cozinheiras escravas, melhorou pelo cozimento de todos os produtos que o índio comia. Houve grande uso do fubá, da farinha, da rapadura, da goma, do polvilho. Uma herança baseada nos carboidratos, nos cozidos, nas massas e caldos.
Em Minas preparava-se a galinha ou porco com canja, a galinhada. A galinha de angola trazida por africanos, o porco do mato caçado por fazendeiros e o porco doméstico criado com as sobras das casas, deram início a uma comida rica em energia e gorduras. Na Bahia, a riqueza das muquecas, do azeite de dendê, leite de coco, tudo na mesma panela. Por ter um grande espaço territorial e diferenciadas culturas, os habitantes do continente africano têm diferentes dietas ou hábitos alimentares.
Existem muitas regiões onde a culinária tem influência muito forte de outros lugares, como por exemplo a África do Sul que teve colonização britânica e holandesa o que deixou algumas semelhanças com o cardápio europeu.
Em algumas áreas da África sub-saariana onde é comum a agricultura, como Quênia e Uganda, a comida é baseada em vegetais típicos e se faz grande uso também do inhame e de seus tubérculos, preparados com amendoim, castanhas e amêndoas e seus óleos, acompanhados geralmente por peixe ou camarão, já que carnes de outros animais são mais caras e por isso são mais usadas em comemorações especiais.
Usam também alguns tipos de feijão, milho, batata, coco, azeites e pimentas. Ao norte da África, tem-se o hábito da plantação do trigo, e vários países de cultura muçulmana que trazem também os hábitos alimentares de sua região diferenciando muito da culinária de outros países do continente.
Podemos encontrar aqui no Brasil, na Bahia, muitos ingredientes bastante usados na culinária africana, como o dendê, o leite de coco, a banana da terra e o quiabo, e pratos como o quibebe, o acarajé, mungunzá e o vatapá, o que torna a comida baiana uma maneira de se aproximar da cultura da grande África.

5 comentários: